CLIQUE AQUI para fazer o seu Curso de Cuidador de Idosos

ALIMENTAÇÃO DO IDOSO – GUIA COMPLETO DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA OS IDOSOS

PUBLICADO EM 20/04/2018

A partir de uma alimentação do idoso saudável é possível corrigir ou evitar alguns danos e doenças para a saúde do Idoso. Assim, manter uma boa alimentação do Idoso é imprescindível para um envelhecimento saudável e, até mesmo, para o aumento da expectativa de vida. Para o idoso é muito importante comer menos e com mais qualidade, os geriatras afirmam que a diminuição do paladar e do olfato pode prejudicar o prazer de comer do idoso, levando a perda de apetite e menor ingestão de alimentos. As pessoas idosas tornam-se menos ativas e gastam menos energia, havendo portanto um aumento da gordura corporal.

Vitaminas para o Idoso

alimentacao do idoso

Outro fator importante a ser citado dentro da Alimentação do Idoso é que além da maioria das doenças acometerem pessoas idosas com mais frequência, o uso de remédios e medicações em geral administrados aos Idosos afeta diretamente a absorção das vitaminas presentes nos diversos alimentos. Além disso é comum diminuir a exposição ao sol e com todas essas complicações é comum a carência de Vitamina B12 (carência devido a medicações) e Vitamina D (carência devido a menor exposição ao sol, dentre outros fatores).

A ingestão de cálcio é necessária ao Idoso, porém os efeitos colaterais estão presentes, seja através da Constipação Intestinal ou de problemas circulatórios. Por isso a Alimentação do Idoso e o uso de Vitaminas deve ser acordado entre o Geriatra responsável e o nutricionista que irá elaborar uma dieta baseada nas orientações do médico.

Você Sabia que a carência de proteínas na Alimentação do Idoso associada ao sedentarismo é uma das principais causas da perda significativa de qualidade de vida  do Idoso e aumenta o risco de quedas?

A Importância da Hidratação do Idoso e Como assegurar a ingestão correta de líquidos, cerca de 2 litros por dia?! Um dos cuidados nutricionais primordiais com a pessoa idosa é a sua manutenção hídrica

Com o envelhecimento a quantidade de água no organismo diminui significadamente, consequentemente muitas medicações acabam atingindo níveis de concentração bem maiores no organismo de pessoas idosas. Além disso, os rins tornam-se menos capazes de eliminar essas substâncias na urina e o fígado de metabolizá-las.

Para uma Alimentação do Idoso correta é preciso antes de tudo oferecer líquidos regularmente ao longo do dia. É preciso que o Idoso ingira cerca de 8 copos de água por dia ou aproximadamente 2 litros.

Água de coco, chás e sucos são bem vindos também, porém é preciso atenção às quantidade de açúcares e de sódio presentes em cada uma dessas bebidas.

Dentro da Alimentação do Idoso é  preciso salientar que pacientes com disfagia devem receber alimentação específica de acordo com o geriatra e nutricionista responsável pelo Idoso.

A ingestão adequada de líquidos é favorável diretamente na elasticidade da pele, melhor funcionamento cerebral cardiovascular.

Como vimos no começo do artigo, o Idoso tem a sensação de saciedade muito presente em função de uma digestão mais lenta, diminuição de ácidos gástricos, dentre outros fatores. Afinal, como deve ser a Alimentação do Idoso?

É recomendado realizar 6 refeições pequenas por dia de forma que determinados alimentos devem estar presentes, vamos conhecê-los

 

Leites e derivados: fonte rica de cálcio

 

alimentacao do idoso 

 

Frutas, verduras e legumes: ricos em fibras, vitaminas e sais minerais

Alimentos integrais: fonte de nutrientes e de energia

 

alimentacao do idoso 

 

Muita Água: elasticidade da pele, melhor funcionamento cerebral cardiovascular

 

alimentacao do idoso